IBDP em destaque

19/10/2018

Reflexos da área trabalhista na previdenciárea e vice-versa

Os pontos críticos de interseção entre o direito do trabalho e o direito previdenciário foram tema de palestra do Juiz Federal Carlos Alberto Pereira de Castro, durante o primeiro dia do XIV Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário. O evento, que reuniu mais de 1.200 profissionais da área na serra gaúcha nesta quinta-feira (18), é realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e segue até sábado (20).

 

O juiz levantou a questão de que grande parte dos problemas que o trabalhador possui acabam afetando tanto a área trabalhista como a previdenciária. Muitas vezes até com demandas judiciais diferentes, mas que vão acarretar consequências de uma para a outra. “A própria caracterização da condição do trabalhador para fins de uma aposentadoria especial, com exposição a agentes nocivos à saúde, gera um direito na área trabalhista e também na área previdenciária, como a aposentadoria especial, por exemplo”.

 

A finalidade do debate foi de chamar a atenção do operador do direito previdenciário para a importância de manter-se atualizado, especialmente com as mudanças trazidas pela reforma trabalhista. Segundo ele, a possibilidade de atuar paralelamente nos dois ramos prestará um melhor serviço para a sociedade.

 

Para Castro, a maior problemática que a reforma trabalhista trouxe para a área previdenciária foi a chamada criação da sucumbência no processo trabalhista, pois anteriormente era possível entrar na justiça do trabalho e não ter que arcar com os honorários no caso de perder a ação. “Hoje se tornou um risco para o empregado, pois caso não obtenha êxito na ação ele acaba tendo uma despesa, um ônus. Por vezes é melhor discutir direto com o INSS e levar as provas para a justiça federal ou estadual, se for o caso”.

 

Além deste tema, serão discutidos no encontro em Gramado, assuntos polêmicos da área, como INSS Digital, aposentadoria especial, períodos e provas do tempo rural e honorários advocatícios. O evento no Wish Serrano Resort & Convention Gramado, conta também com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina; o livre-docente em Direito Previdenciário Wagner Balera e dos juízes federais José Antonio Savaris, Fabio Souza, Victor Roberto Corrêa de Souza, Daniel Machado da Rocha, Carlos Wagner Dias Ferreira, dentre outros grandes nomes da área.

 

voltar

 

Compartilhe no WhatsApp