Diante das not\u00edcias sobre propostas de reforma apresentadas oficialmente, tampouco disponibilizadas na \u00edntegra, o IBDP, enquanto entidade de cunho cient\u00edfico, com objetivo de atuar junto aos poderes p\u00fablicos com vistas ao aperfei\u00e7oamento e cumprimento da legisla\u00e7\u00e3o de Seguridade Social, vem, atrav\u00e9s desta Nota T\u00e9cnica, esclarecer alguns pontos relevantes.<\/p>\n
A \u00fanica reforma previdenci\u00e1ria que efetivamente \u00a0tramita no Congresso, por enquanto, \u00e9 a conhecida PEC 287\/16, que prop\u00f5e in\u00fameras altera\u00e7\u00f5es importantes, dentre as quais destacamos algumas: idade m\u00ednima para o RGPS; inacumulatividade de pens\u00e3o com aposentadoria, se superior a dois sal\u00e1rios m\u00ednimos; gatilho para a idade m\u00ednima baseado na expectativa de sobrevida; idade m\u00ednima na aposentadoria especial e fim da convers\u00e3o de tempo de atividade especial em tempo comum; dentre outras. Ademais, a PEC 287\/16 constitucionaliza os requisitos para obten\u00e7\u00e3o de benef\u00edcios previdenci\u00e1rios, incluindo textos complexos e apresentando reda\u00e7\u00e3o de dif\u00edcil compreens\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o em geral.<\/p>\n
H\u00e1, por outro lado, not\u00edcia de outra proposta de reforma previdenci\u00e1ria, desta vez elaborada pelos economistas Paulo Tafner e Arm\u00ednio Fraga. Todavia, esta alternativa ainda n\u00e3o foi apresentada na \u00edntegra e n\u00e3o se encontra protocolada no Congresso Nacional.<\/p>\n
Esta outra proposta de reforma previdenci\u00e1ria, ao contr\u00e1rio do que buscado pela PEC 287\/16, retira do Texto Constitucional praticamente tudo que \u00e9 relacionado \u00e0 Previd\u00eancia Social, remetendo \u00e0 Lei Complementar a regula\u00e7\u00e3o de mat\u00e9ria previdenci\u00e1ria. Do que foi noticiado, sabe-se que \u00e9 proposto um benef\u00edcio universal de 70% do sal\u00e1rio m\u00ednimo para todos (homens e mulheres) aos 65 anos de idade, independentemente de contribui\u00e7\u00e3o. Cria-se, ademais, um regime de capitaliza\u00e7\u00e3o, no qual cada trabalhador passar\u00e1 a ter sua conta individualizada de previd\u00eancia.<\/p>\n
O Presidente eleito Jair Bolsonaro ainda n\u00e3o apresentou qualquer proposta de reforma previdenci\u00e1ria nem se manifestou sobre esta \u00faltima. O IBPD manifesta que:<\/p>\n
Vale lembrar que a Previd\u00eancia Social \u00e9 um importante instrumento de redu\u00e7\u00e3o das desigualdades e meio indispens\u00e1vel de distribui\u00e7\u00e3o de renda. Muitos s\u00e3o os munic\u00edpios, cuja economia gira em torno dos benef\u00edcios previdenci\u00e1rios, em valor superior ao Fundo de Participa\u00e7\u00e3o dos Munic\u00edpios.<\/p>\n
Houve um compromisso do futuro Presidente Jair Bolsonaro de respeitar a Constitui\u00e7\u00e3o Federal e de garantir o Estado Democr\u00e1tico de Direito. Nessa toada, acreditamos que mudan\u00e7as devam ser implementadas, mas al\u00e9m (ou antes) da Previd\u00eancia, h\u00e1 tantas outras \u00e1reas que precisam de aten\u00e7\u00e3o especial.<\/p>\n
O IBDP, preocupado com o rumo do pa\u00eds, principalmente com a Seguridade Social, clama para que a Constitui\u00e7\u00e3o Federal seja efetivamente respeitada e que, qualquer reforma previdenci\u00e1ria apresentada, tenha em sua equipe especialistas multidisciplinares, das \u00e1reas: sociais, jur\u00eddicas, pol\u00edticas, econ\u00f4micas e tribut\u00e1rias. Al\u00e9m disso, que ela seja amplamente discutida com a sociedade, efetiva \u00a0destinat\u00e1ria das mudan\u00e7as. O processo, por vim, deve ser amplamente democr\u00e1tico, discutido concretamente com a sociedade atrav\u00e9s de f\u00f3runs, audi\u00eancias p\u00fablicas, etc, pois afinal \u00e9 do Povo que emana todo Poder.<\/p>\n
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Adriane Bramante de Castro Ladenthin<\/p>\n
Presidente do IBDP<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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